sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SÍNTESE DO FÓRUM - 001

SÍNTESE DA REUNIÃO DO FÓRUM DE PESQUISA19 de maio de 2009
A Reunião do Fórum dos Grupos de Pesquisa, realizada no dia 19 de maio, contou com a participação de 40 pesquisadores da FE, representando 22 Grupos de Pesquisa.
A reunião foi marcada por um ânimo bastante positivo dos participantes, que discutiram diversas questões a partir de uma pergunta que norteou essa primeira reunião:
- Por que, para que e como constituir esse espaço na FE nesse momento?Segue uma breve síntese dos pontos levantados:Sobre o Fórum:1. Fórum não é instância administrativa ou normativa, não tem poder decisório; é canal de comunicação entre Grupos de Pesquisa e administração da FE;2. Pode ser uma nova realidade da pesquisa na FE: Espaço para se discutir a Pesquisa e redefinir o trabalho dos Grupos;3. Fórum como espaço para procurar interfaces no coletivo; para conhecer/ouvir o que os outros estão fazendo;4. Fórum como fonte de pesquisa, lugar de invenção do novo, da produção conjunta do conhecimento;5. Fórum como lugar de discussão e atualização de temas e Linhas de Pesquisa em função da renovação das gerações de docentes/pesquisadores; 6. Fórum como espaço para enfrentar as agressões externas (Governo do Estado, por exemplo);7. Futuro da FE, em termos de articulação, está no Fórum e não nos Departamentos;8. Grande presença na reunião revela adesão à proposta do Fórum, porém existe o perigo da dispersão;9. Necessidade de uma pauta;10. Regularidade dos encontros e definição de um calendário;11. Planejamento de reuniões sem engessamento da agenda;12. O Fórum como acontecimento.
Sobre os Grupos de Pesquisa e a Pesquisa na FE:13. O que se pesquisa na FE? Quais as problemáticas em pauta? 14. Quais as condições de pesquisa? Quais as condições dos grupos? O que entrava e o que viabiliza a pesquisa?15. Como captar recursos?16. Como se configura o campo de investigação? O que o define?17. A importância de dar transparência à produção dos Grupos; dar visibilidade aos projetos, às conexões que existem entre eles.
Sobre a Secretaria de Pesquisa:18. Expectativas com relação à Secretaria de Pesquisa: formas de apoio, busca de informações; articulações;19. Secretaria de Pesquisa pode ter papel fundamental na comunicação inter-grupos; na coordenação de ações e projetos.
Sugestões de outros temas passíveis de serem pautados no Fórum:20. Qual a dinâmica dos grupos e suas relações com o Programa da Pós?21. Processo seletivo para pós-graduação;22. Processo de Avaliação da Capes: posicionamento a respeito;23. Credenciamento na pós-graduação, inclusive dos aposentados;24. Site da FE precisa ser reformulado.
Informes:1. Está sendo feito um levantamento detalhado dos Grupos de Pesquisa: como se dão a conhecer nos sites da FE e no Lattes; composição; informações acessíveis; atualização e consistência das informações; 2. Mapeamento dos Projetos de Pesquisa na FE: condições de financiamento; relações entre docentes e grupos; projetos colaborativos;3. Levantamento das formas de apoio buscadas pelos docentes da FE para realização de pesquisas.4. Levantamento das demandas - informações e apoio - à Secretaria de Pesquisa.5. Um site da Pesquisa na FE está sendo criado com a colaboração especial do prof. Ezequiel.

Um comentário:

A SECRETARIA DE PESQUISA AGRADECE O SEU COMENTÁRIO.